A transição de super-heróis e outros personagens do papel para as telas já rendeu sucessos como Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) – que faturou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias – a filmes trash como Monstro do Pântano (1982), de Wes Craven. Pela forma como contam histórias a partir de imagens dispostas sequencialmente, quadrinhos e cinema são considerados “parentes” e sua relação vem de longa data.
Super-Heróis no Cinema e nos Longas-Metragens da TV (Editora Europa, 148 págs, R$ 39,90), do jornalista e crítico de cinema André Morelli, reúne 150 destas adaptações, com resenhas, fichas técnicas, mais de 1.000 fotos e curiosidades sobre as revistas nas quais se basearam. “O critério foi indicar filmes que se inspiraram em HQs. Essa regra só foi quebrada em histórias que brincam com os clichês dos super-heróis, caso da comédia Heróis muito Loucos ou outros que não são exatamente super-heróis, mas aventureiros”, explica o autor.
André Morelli é leitor de quadrinhos desde os cinco anos e a primeira adaptação de um super-herói a que assistiu no cinema foi Batman (1989), de Tim Burton. Formado em História, o autor é repórter da revista Mundo dos Super-Heróis, onde escreve sobre quadrinhos e cinema.
“O livro é uma extensão do nosso trabalho na Mundo dos Super-Heróis”, diz Manoel de Souza, editor da revista e do livro. “Nosso desafio foi reunir todas estas produções e transmitir as informações mais importantes de forma didática e divertida. É um livro voltado tanto para fãs de HQs quanto de cinema”.
O autor garante ter assistido a todos filmes resenhados no livro, num trabalho que levou mais de um ano para ser concluído. “Como fã de quadrinhos e de cinema, eu já tinha assistido à maioria deles. Para os mais obscuros, tive acesso às coleções particulares de alguns amigos e para aqueles difíceis de verdade, a Internet foi essencial”, lembra Morelli.
Leitura obrigatória para os fãs de quadrinhos e cinema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário